O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) disponibilizou no último dia 09 de setembro na Play Store e App Store, o aplicativo para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil “Amigos da Cura”. A novidade é uma ideia dos colaboradores do Instituto, que perceberam durante algumas capacitações a agentes de saúde a existência de dúvidas sobre informações corretas acerca dos sintomas do câncer infantil.
A ferramenta foi pensada para auxiliar os profissionais da atenção básica, tendo como público-alvo agentes de saúde, médicos e enfermeiros dos PSFs. Lá são disponibilizadas vídeo aulas e fóruns para informar sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. Além disso, os médicos poderão discutir com outros médicos que estiverem cadastrados no aplicativo os sintomas observados durante os atendimentos. Caso os profissionais concluam que os sintomas são de câncer infantil, a criança será direcionada ao ambulatório de diagnóstico precoce na cidade de Barbalha, com os exames custeados pelo IACC e se for confirmado o câncer, a criança já inicia o tratamento imediatamente.
O profissional interessado deve baixar o aplicativo e realizar o cadastro na página inicial, basta incluir dados pessoais e profissionais. Os médicos devem incluir o CRM, enfermeiros o COREN e agentes de saúde o CNES. Feito isso, o IACC irá avaliar as informações e autorizar o uso da plataforma, disponibilizando o acesso. Nos próximos meses, o IACC promoverá capacitações para incentivo do uso do aplicativo, com palestras sobre sinais e sintomas da doença e tirar dúvidas de como funciona a ferramenta.
Segundo a gerente de marketing do IACC e uma das idealizadoras do Amigos da Cura, Ana Carmem, “Há uma expectativa de que pelo menos 80% dos profissionais da saúde façam uso dessa plataforma, e que posteriormente ela se torne uma política pública”. Ela destacou ainda a importância da ferramenta para otimizar o atendimento e facilitar o tratamento precoce do câncer. O projeto vem sendo executado pelo Instituto através de recursos do Edital do projeto ação infância e vida do Banco do Brasil em parceria com o CONIACC – Confederação nacional das instituições de Apoio à Criança com Câncer. A empresa destinou 50 mil para a criação da plataforma, gravação das videoaulas e ações de divulgação, capacitações e etc.