Conhecimento Poderoso: Capacitação Revela os Sinais Iniciais do Câncer Infantil

Na última terça-feira, dia 13 de Junho de 2023, a nossa ONG realizou uma capacitação fundamental para os profissionais da saúde dos postinhos (UBS) da região. A iniciativa, ministrada pelo médico Dr. Raul, teve como objetivo principal conscientizar e orientar os agentes de saúde e enfermeiros sobre a detecção precoce do câncer infantil. O evento foi um sucesso e contou com a participação ativa de diversos profissionais, que puderam aprender sobre os primeiros sinais da doença e a importância do diagnóstico precoce para a efetividade do tratamento.

Local e Organização: A capacitação ocorreu na conceituada Faculdade Uninassau, localizada na cidade de Juazeiro do Norte. A escolha desse espaço foi estratégica, pois proporcionou uma infraestrutura adequada e confortável para receber os participantes, além de estar facilmente acessível a todos.

Diagnóstico precoce Dr.Raul

Conteúdo da Capacitação: Durante a capacitação, o Dr. Raul abordou de forma clara e objetiva os principais sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer em crianças. Os profissionais da atenção primária presentes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e aprender técnicas de identificação precoce da doença, o que é crucial para o tratamento adequado e a possibilidade de cura.

Através de exemplos práticos e casos reais, o Dr. Raul destacou a importância de estar atento a sintomas como dores persistentes, palidez inexplicável, perda de peso acentuada e sem motivo aparente, além de alterações nos hábitos alimentares e febre recorrente sem causa aparente. Esses são apenas alguns dos indícios que podem levantar suspeitas sobre a presença do câncer infantil.

Premiações e Dinâmicas Interativas: Para tornar o evento ainda mais enriquecedor, foram realizadas dinâmicas interativas e premiações para aqueles que conseguiram responder corretamente às perguntas propostas. Essa iniciativa estimulou a participação ativa dos profissionais e proporcionou momentos de descontração e aprendizado conjunto.

Depoimento de uma Agente de Saúde: Uma das agentes de saúde que participou da capacitação, Ana Paula, expressou sua gratidão pelo evento e destacou como a iniciativa contribuirá para o seu trabalho com as crianças e suas famílias. Em seu depoimento, ela ressaltou a importância de estar atualizada e capacitada para identificar precocemente os sinais de câncer infantil, o que permitirá encaminhar os casos de forma rápida e efetiva para o tratamento adequado e tirar as dúvidas da comunidade. 

Vem conferir o nosso evento e o depoimento dessa profissional neste vídeo: